quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Filhote de jubarte brinca com cinegrafista submarino por 1h



O cinegrafista submarino Roger Muns estava em Toku (região de baías e enseadas isolada na ilha do Oceano Pacífico) para filmar o ritual de acasalamento de baleias jubarte gigantes.

Porém, enquanto ele observava os animais adultos competindo uns com os outros, a baleia que se aproximou dele foi uma menor, provavelmente ainda filhote, segundo informações do jornal Daily Mail.

Durante uma hora o animal de cerca de 13 metros “dançou” com Roger e parecia fazer pose para a sua câmera.

Segundo o cinegrafista, o filhote parecia querer brincar, assim como um cachorrinho faz. “De perto, não percebi o quão grande ele realmente era. Com certeza, foi um dos momentos mais divertidos que já passei na água”, disse Roger.

Baleia rara se enrosca em corda e fica presa pela boca


26/01/2011

Uma fêmea de baleia-franca do Atlântico Norte foi libertada de uma corda que a incomodava nos mares da Flórida, nos Estados Unidos. Ela se enroscou em um cabo de cerca de 60 metros que acabou se fixando em sua boca.
Duas tentativas de resgate foram realizadas, mas na primeira os especialistas não conseguiram retirar todo o material, segundo informações do jornal The Sun.
Para salvar a baleia, eles precisaram sedá-la e desembaraçar a corda restante de cerca de 15 metros que continuava presa em sua boca.
Os cientistas agora estão seguindo a baleia para garantir que ela tenha uma recuperação completa.
Em todo o mundo só existem cerca de 400 animais da espécie que chega a medir 9 metros.