quarta-feira, 30 de maio de 2012

Baleia levanta filhote para receber carinho de turistas

Durante um passeio de barco pela lagoa de San Ignacio, no México, os turistas foram surpreendidos por uma cena um tanto quanto incomum: uma baleia cinza levantou seu filhote para que ele tivesse visão melhor de seus espectadores.




Para preservar esses adoráveis mamíferos, existe uma restrição de espaço navegável por barcos de turistas. Porém, as baleias cinza parecem gostar de interagir com humanos e constantemente se aproximam dos visitantes.

A Lagoa de San Ignacio está localizada na costa do pacífico, na península do México chamada Baja Califórnia. Todos os anos, a região é o destino de centenas de baleias que migram do Ártico a fim de encontrar águas mais quentes e rasas para dar a luz a seus filhotes.
A observação de baleias é prática regulamentada, mas há limites de barcos na água, tempo de permanência da região e aproximação dos animais. Ao entrar na lagoa, os barcos devem desligar os motores e esperar até que as baleias venham até eles.

Lolita, a Orca Confinada à Solidão Há Mais de 30 Anos


O dia 8 de Agosto de 1970 foi catastrófico para uma família de orcas. Depois de uma perseguição selvagem, um grupo de dez jovens foi aprisionado em redes pesqueiras com o objetivo de serem capturadas e vendidas a aquários e parques marinhos. Quatro delas, num último esforço para se soltarem e irem para junto das suas mães, morreram afogadas. As outras seis foram vendidas a destinos diversos e nunca mais voltariam a ver a sua família. 
Hoje, mais de 40 anos depois, apenas existe uma sobrevivente: a Lolita.
A Lolita foi comprada pelo Miami Seaquarium por uns meros 6 mil dólares e durante 40 anos tem sido, literalmente, a grande estrela do mesmo e a maior atracão de visitas. Nos primeiros 10 anos, Lolita teve companhia de um macho, Hugo, que estava no aquário há dois anos quando ela chegou. Os dois tornaram-se grandes companheiros e chegaram a acasalar, apesar de não terem nascido filhotes.
Mas em 1980, Hugo morreu em circunstâncias misteriosas. Oficialmente, a fatalidade deveu-se a um aneurisma cerebral, mas suspeita-se que a morte tivesse sido provocada pelo impacto na cabeça numa estrutura no interior do aquário, devido ás reduzidas dimensões do mesmo.
Essa foi a última vez que a Lolita teve companhia. Um estudo publicado pouco depois da morte de Hugo, demonstrou que a Lolita começou a sofrer de perturbações de sono e apresentava sinais de luto após a morte do companheiro.

Desde 1980, a Lolita vive sozinha num tanque que é, provavelmente, o tanque de orca mais pequeno dos EUA, pouco maior do que a piscina de um hotel. Continua ininterruptamente a executar o showpara o qual é usada e do qual o aquário retira grande parte dos seus lucros anuais. Com 44 anos de idade e sabendo-se que a esperança média de vida de uma orca é de 50 anos, pode-se considerar que a Lolita é já idosa, mas nem isso faz com que a deixem de usar.
Como seria de esperar, toda esta situação tem atraído a atenção dos defensores dos direitos dos animais e ativistas. O facto de um animal tão inteligente e tão social viver sozinho durante mais de 30 anos, num espaço pequeno demais para o seu tamanho e continuamente usado para dar espetáculo aos visitantes, é considerado um tratamento cruel e de pura escravidão.
Em 2008, Lolita foi protagonista num documentário chamado «Lolita: Slave to Entertainment» (em português, escrava para entretenimento), onde são destacadas as más condições em que vive e se pede que seja libertada na natureza, nestes últimos anos da sua vida. O documentário esteve presente em 45 festivais e ganhou 11 prémios: o de melhor documentário para o festival internacional de Nova Jersey e também para o Eclipse Film Festival; o de escolha do público no Newport Beach Film Festival, o de melhor reportagem de investigação no EarthVision 2003 Festival, entre outros.
Na página do Miami Seaquarium, Lolita e o “seu” show continua a ser o grande destaque. A grande atração, a grande fonte de lucro.



Tigre se encontra com golfinho em aquário na Califórnia (EUA)


O tigre de bengala Akasha, de 3 anos, ficou em estado de encanto ao se deparar com golfinhos pela primeira vez em um parque na cidade de Vallejo, na Califórnia (EUA), publicou nesta quarta-feira (11/04/12) o jornal "The Sun".
Curioso, o felino estendeu as patas para tocar o vidro do aquário e interagir com os bichinhos. O encontro dos novos amigos foi registrado pelos fotógrafos de plantão.


Maris, baleia beluga, está grávida e deve dar à luz em junho nos EUA


Futura mãe vive no Aquário de Geórgia, nos Estados Unidos.
Espécie também é chamada de baleia-branca, devido à sua cor.


A baleia beluga Maris, que vive no aquário de Georgia, nos Estados Unidos está grávida e deve dar à luz em junho. A espécie também é conhecida como baleia-branca, devido à sua cor, e pode chegar até 5 metros de comprimento.


Fora do cativeiro, as belugas são vistas em grupos migratórios. Elas podem mergulhar por até 25 min, a profundidades de 800 metros, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza. A espécie se alimenta de peixes e moluscos é pode ser presa de orcas e ursos polares.


A treinadora de animais do Aquário de Geórgia, Mackezie Mueller, faz carinho na beluga grávida Maris.

Ninguém sabe por que 877 golfinhos foram encontrados mortos no Peru

Abril 2012

Autoridades peruanas ainda tentam desvendar o mistério da morte de centenas de golfinhos em suas praias nos últimos meses.
Segundo o ministro do Meio Ambiente do Peru, Gabriel Quijandria, a hipótese mais provável para explicar as 877 carcaças de golfinhos encontradas no norte do país é a possibilidade de uma infecção viral pelo morbillivirus, o vírus causador do sarampo.
Contudo, isso só será comprovado nas próximas semanas, por meio de mais testes clínicos.
Outros acusam a exploração de petróleo pela empresa “BPZ Energy” de ser a principal culpada. O grupo ambiental peruano “Orca” afirma que as ondas sonoras dos trabalhos sísmicos parecem ser a causa. Mas ainda não há provas conclusivas.
O país receberá ajuda de especialistas da Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos para tentar chegar a um veredito. Segundo o físico George Ioup, da Universidade de New Orleans, Estados Unidos, ainda não há como saber a causa para esse número preocupante de golfinhos mortos

Cientistas russos fotografam pela primeira vez uma orca albina


Cientistas russos fotografaram pela primeira vez um exemplar de orca albina no Pacífico norte, a este da península de Kamchartka, noticia o jornal espanhol Publico. Os investigadores batizaram este raro exemplar de Iceberg.



A orca foi vista junto a um grupo de 12 baleias perto das ilhas Commander, uma das maiores reservas marinhas da Rússia. As fotografias foram publicadas no site Russian Orcas.


“Em muitos sentidos, Iceberg é o símbolo de toda a pureza, selvagem e extraordinariamente emocionante que existe no oceano à espera de ser descoberto”, disse Erich Hoyt, coordenador do projeto Far East Russia Orca. “O objetivo é manter o oceano limpo para que este tipo de surpresas aconteçam”, acrescentou.


Após ser resgatado, golfinho bebê ganha mamadeira a cada duas horas


Um filhote de golfinho recém-nascido foi resgatado nesta segunda-feira (21/05/12), próximo a uma ilha na costa da Flórida, nos Estados Unidos. O bebê, que tem cerca de cinco dias de vida e ainda tinha o cordão umbilical, estava encalhado em uma área de manguezal. O resgate foi feito por uma equipe do SeaWorld, onde o filhote está agora recebendo cuidados.
Os especialistas do parque acreditam que o bebê golfinho tenha se separado da mãe ao encalhar. Como ele é muito novinho e precisa se alimentar direito, o filhote ganha uma mamadeira a cada duas horas. Na natureza, os golfinhos costumam ser amamentados pelas mães até terem entre 12 e 18 meses de idade.
O animal, que é macho e pesa 15kg, já passou por alguns testes de saúde, que indicaram que está tudo bem com o filhote.