Uma rapaz australiano, que foi fotografado em cima do dorso de uma baleia ao largo de Albany, garantiu aos jornais que desconhecia que o seu acto era ilegal, de acordo com a agência AFP. Contudo, foi alvo de uma advertência por parte de um juiz e obrigado a pagar uma multa de cerca de sete mil euros, uma vez que não teve intenção de perturbar o animal.
Sam Metheson, de 14 anos e com apenas 57 quilos, nadava com um amigo na praia de Middleton, em Albany, 420 quilómetros a sul de Perth, quando se apercebeu que o mamífero estava muito perto da costa e decidiu aproximar-se, contou, hoje, ao jornal australiano Sunday Times.
“Aproximei-me e toquei-lhe com os braços, mas não mais do que 20 a 30 segundos, com água da minha altura”, contou. “A pele dela fez-me lembrar o couro, o couro liso e suave. Não tive medo. Era apenas uma baleia”, acrescentou. De acordo com o jovem, a baleia, que deveria medir cerca de 14 metros de comprimento, limitou-se a olhá-lo. “Depois, ela levantou a cauda e mergulhou e eu nadei, sem problema, até às rochas”, disse Sam Metheson.
O problema veio depois. O jovem foi fotografado em cima do dorso da baleia por uma fotógrafo amador, ignorando que o seu acto era ilegal. A lei australiana proibe que se perturbe espécies ameaçadas e obriga a manter uma distância mínima de 30 metros. “Se eu soubesse que assim era, não me teria aproximado”, garante Sam, um mês depois do sucedido, para esclarecer os mal-entendidos e os rumores que entretanto se espalharam sobre a sua aventura..
Nenhum comentário:
Postar um comentário