Uma baleia foi fotoidentificada pelo Projeto Baleia Jubarte no Arquipélago de Abrolhos, no sul Bahia, no início do mês de setembro. De acordo com informações da assessoria do projeto, esta é a terceira vez que o animal, um macho da espécie jubarte, é visto na região em um período de 14 anos.
O local em que a baleia foi encontrada é uma área de reprodução, o que reforça a importância do projeto na preservação da espécie. A baleia foi avistada no último dia 12 de setembro, mas o projeto confirmou a identidade do animal somente esta semana, após uma análise comparativa das imagens do seu arquivo.
Segundo a assessoria, o processo de fotoidentificação registra o padrão de marcas das nadadeiras caudais das jubartes, que funcionam como uma impressão digital, sendo únicas em cada indivíduo.
O processo de fotoidentificação dura em média seis meses, mas a identificação desta baleia foi mais rápida, pois o animal já era conhecido dos pesquisadores. Atualmente o Projeto Baleia Jubarte possui 3.320 baleias fotoidentificadas. O Arquipélago de Abrolhos recebe cerca de 9.000 animais da espécie, de julho a novembro, no período de reprodução, informou a assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário