segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Golfinho fêmea é encontrada viva na praia do Itaguaré



Na manhã desta sexta-feira (18) uma equipe da Guarda Ambiental da Diretoria de Operações Ambientais da Prefeitura do Município de Bertioga foi acionada por pescadores para resgatar o animal encalhado na faixa de areia, já exausto pelas tentativas frustradas de retornar à água. O exemplar é uma fêmea jovem da espécie Stenella st e segundo a veterinária do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, Andrea Maranho, o animal não faz parte de uma linhagem comum entre os golfinhos, vive em grupos e pode ter se desgarrado pela inexperiência em águas rasas e agravada pela baixa visibilidade do período noturno.
Para prestar os cuidados necessários os guardas ambientais precisaram transportar a fêmea cerca de 300m até a margem do Rio Itaguaré, que apresentava correnteza suave e ali seria possível manter o animal calmo e protegido da agitação do mar.
Em uma análise primária, a veterinária informou que a filhote não apresentava nenhum tipo de ferimentos e se apresentava dentro dos parâmetros nutricionais normais e que a equipe permaneceria na guarda do animal apenas como medida de precaução para que ela pudesse descansar e então ser recolocada em águas marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário