Ao menos oito orcas foram avistadas no litoral de Santa Catarina nesta semana ( 10/02) entre o litoral de Bombinhas, Norte de Florianópolis e a Ilha do Arvoredo.
Um barco voltava de da Ilha de Arvoredo quando avistou sete orcas próximas à praia. A fotógrafa e estudante de Biologia Vanuza Borges diz que “pelo tamanho da barbatana dorsal de uma delas, imaginamos que seja macho. Outros eram filhotes, o que nos pareceu ser uma família”.
Próximo a Ponta das Canas, no Norte da Ilha de Santa Catarina, alguns mergulhadores também avistaram mais um exemplar de orca. Ela emergiu próximo ao barco e deixou a tripulação surpresa. “Eu nunca tinha visto uma na minha vida. Ela é linda. Estava a 800 metros da orla da praia. Desligamos o barco, mas ela se assustou e fugiu” afirma o instrutor de mergulho Cristiano Santos.
O instrutor imagina que a temperatura da água do mar, mais gelada que o normal, tenha atraído as orcas. Segundo ele, há pontos do litoral que já a 6 metros de profundidade a temperatura chega a 15ºC. Com águas de superfície em torno de 25ºC e 26ºC, o litoral catarinense costuma receber mais comumente as baleias franca.
Os animais, conhecidos como "baleias-assassinas", são na verdade da família dos golfinhos e surpreenderam os mergulhadores ao aparecer em uma região de águas quentes.
O termo "barbatana" deve ser usado ao se referir as estruturas encontradas na boca das baleias(cerdas). Tanto em golfinhos quanto em peixes, a estrutura encontrada na parte dorsal do animal chama-se "nadadeira dorsal".
ResponderExcluir