17/06/12
A temporada dos cetáceos deve ser recorde este ano
As baleias procuram as água quentes do sul para reprodução
Quatro baleias francas foram vistas nesta segunda-feira (16) no litoral catarinense, sendo que uma delas era filhote. Elas se somam a outras duas, avistadas por especialistas do Projeto Baleia Franca, com sede em Laguna. Os mamíferos estavam entre as praias da Ribanceira e de Ibiraquera, em Imbituba. Até segunda foram somadas 20 cetáceos em águas catarinenses.
O litoral brasileiro é considerado berçário para as baleias que saem das águas mais frias da Antártida para ter seus filhotes e acasalar em nosso mar de temperaturas agradáveis. Este ano elas chegaram antes de 13 de julho, data considerada oficial para chegada das francas no país.
Dias de sol e mar calmo são os ideais para ver as baleias. No site do Projeto Baleia Franca (www.baleiafranca.org.br) há um mapa atualizado com as ocorrências das francas em Santa Catarina. Não é necessário ter um binóculo ou utilizar um barco para avistar as baleias no mar porque elas permanecem próximas a rebentação.
Assim como é fácil vê-las, também é importante saber que elas podem encalhar por diversos motivos, como doenças. Para ajudar, os especialistas do projeto Baleia Franca pedem que se entre em contato com as instituições responsáveis; não tentar devolver o animal para a água; isolar a área mantendo pessoas e animais domésticos afastados; e colocar panos molhados sobre o corpo do animal e providenciar sombra para evitar queimaduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário