quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Baleia franca austral agora é livro

A ilustre visitante da costa catarinense e uma das espécies de cetáceos mais ameaçadas de extinção no planeta virou um livro que apaixona pelas imagens e informa sobre a vida do animal.
Lançamento do catálogo ocorreu na Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis


Por Vera Damian, para EcoAgência de Notícias Ambientais
“Conhecer para preservar”  é o lema assumido pelo Instituto Baleia Franca- IBF, que comemora os 10 anos da criação da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca em Santa Catarina com o lançamento de um catálogo repleto de imagens com informações sobre as características da espécie; descrição do comportamento e da distribuição geográfica desses cetáceos, incluindo a história da caça às baleias e caracterização da APA da baleia-franca. O livro é complementado com dados sobre o turismo de observação de baleias (whale watching) na região e sobre as pesquisas e projetos educacionais desenvolvidos pelo IBF.

O lançamento foi na Associação Catarinense de Imprensa de Florianópolis, em 30 de setembro, e contou com apoio do Governo do Estado. Na ocasião, a bióloga coordenadora do IBF, Mônica Pontalti, apresentou um histórico das ações do Instituto, criado em outubro de 2001, com sedes na Praia do Rosa e em Garopaba.

Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e autor da maior parte das imagens do livro, ressaltou que 13 milhões de pessoas praticam o turismo de observação de baleias por ano no mundo. No Brasil a atividade recebe em média 10 mil turistas por ano, sendo Santa Catarina considerada um dos pólos mais importantes do país.

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca é uma Unidade de Conservação federal com uma área de 156 mil hectares, com 130 km de costa marítima. Abrange nove municípios catarinenses, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão, no Sul do Estado. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

A APA da Baleia Franca tem como objetivo principal proteger a baleia franca austral (Eubaleana australis). A reprodução desse mamífero se dá na área compreendida pela APA, considerada santuário dessa espécie ameaçada de extinção. Em sua rota migratória, a baleia franca passa pela região até 30 metros próxima da costa, entre os meses de junho e novembro.

Interessados em adquirir um exemplar do Catálogo Baleia-franca-austral podem entrar em contato com o IBF, pelos telefones: (48) 3254-4198, (48) 3355-6111 ou (48) 9142-9796. A renda será revertida para o Instituto Baleia Franca.
                                           Foto: Saul Oliveira - SOL/ASCOM


EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário