terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jovem australiano multado por se pôr em cima de uma baleia

Uma rapaz australiano, que foi fotografado em cima do dorso de uma baleia ao largo de Albany, garantiu aos jornais que desconhecia que o seu acto era ilegal, de acordo com a agência AFP. Contudo, foi alvo de uma advertência por parte de um juiz e obrigado a pagar uma multa de cerca de sete mil euros, uma vez que não teve intenção de perturbar o animal.

Sam Metheson, de 14 anos e com apenas 57 quilos, nadava com um amigo na praia de Middleton, em Albany, 420 quilómetros a sul de Perth, quando se apercebeu que o mamífero estava muito perto da costa e decidiu aproximar-se, contou, hoje, ao jornal australiano Sunday Times.

“Aproximei-me e toquei-lhe com os braços, mas não mais do que 20 a 30 segundos, com água da minha altura”, contou. “A pele dela fez-me lembrar o couro, o couro liso e suave. Não tive medo. Era apenas uma baleia”, acrescentou. De acordo com o jovem, a baleia, que deveria medir cerca de 14 metros de comprimento, limitou-se a olhá-lo. “Depois, ela levantou a cauda e mergulhou e eu nadei, sem problema, até às rochas”, disse Sam Metheson.

O problema veio depois. O jovem foi fotografado em cima do dorso da baleia por uma fotógrafo amador, ignorando que o seu acto era ilegal. A lei australiana proibe que se perturbe espécies ameaçadas e obriga a manter uma distância mínima de 30 metros. “Se eu soubesse que assim era, não me teria aproximado”, garante Sam, um mês depois do sucedido, para esclarecer os mal-entendidos e os rumores que entretanto se espalharam sobre a sua aventura..

Nenhum comentário:

Postar um comentário