quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Japão cede aos ambientalistas e suspende a caça às baleias na Antártica

16/02/2011

RIO - Depois de uma perseguição da frota baleeira japonesa pelos ativistas da Sea Shepherd Conservation Society, grupo ambientalista americano, a agência de pesca japonesa anunciou que a caça às baleias foi suspensa por enquanto por razões de segurança.

A comercialização das baleias foi banida em 1986 mas o Japão se apoia na regulamentação que permite a caça para fins de pesquisa científica. A Islândia e a Noruega têm apresentado objeções à pesca comercial e agora o Japão diz que suspendeu a caça em 10 de fevereiro, mas não está claro se até o fim da expedição, no meio de março, a proibição se tornará permanente.

— Para colocar a segurança como prioridade, a frota suspendeu a pesquisa científica por enquanto. Ainda estamos pensando no que fazer depois — disse Tatsuya Nakaoku, um oficial da agência de pesca.

Os barcos dos ativistas pilharam a frota nas águas geladas da Antártica. Segundo a Sea Shepherd Conservation Society, um de seus barcos bloqueou um principal baleeiro japonês, para evitar que as baleias fossem colocadas lá.

Segundo os ambientalistas as baleias deixaram a Antártica e estão a caminho da América do Sul.

— Se for verdade mostra que nossa estratégia foi bem-sucedida — disse Paul Watson, capitão da Sea Shepherd.

A frota japonesa tinha 180 pessoas em quatro navios, com o objetivo de matar até 945 baleias na Antártica durante o inverno. Poucos japoneses comem baleia regularmente mas muitos fazem objeções ao fim da caça por razões culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário