quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Oito orcas visitam praias de Santa Catarina

As orcas surpreenderam os mergulhadores ao aparecer em uma região de águas quentes

Ao menos oito orcas foram avistadas no litoral de Santa Catarina nesta semana ( 10/02) entre o litoral de Bombinhas, Norte de Florianópolis e a Ilha do Arvoredo.


Um barco voltava de da Ilha de Arvoredo quando avistou sete orcas próximas à praia. A fotógrafa e estudante de Biologia Vanuza Borges diz que “pelo tamanho da barbatana dorsal de uma delas, imaginamos que seja macho. Outros eram filhotes, o que nos pareceu ser uma família”.

Próximo a Ponta das Canas, no Norte da Ilha de Santa Catarina, alguns mergulhadores também avistaram mais um exemplar de orca. Ela emergiu próximo ao barco e deixou a tripulação surpresa. “Eu nunca tinha visto uma na minha vida. Ela é linda. Estava a 800 metros da orla da praia. Desligamos o barco, mas ela se assustou e fugiu” afirma o instrutor de mergulho Cristiano Santos.


O instrutor imagina que a temperatura da água do mar, mais gelada que o normal, tenha atraído as orcas. Segundo ele, há pontos do litoral que já a 6 metros de profundidade a temperatura chega a 15ºC. Com águas de superfície em torno de 25ºC e 26ºC, o litoral catarinense costuma receber mais comumente as baleias franca.


Os animais, conhecidos como "baleias-assassinas", são na verdade da família dos golfinhos e surpreenderam os mergulhadores ao aparecer em uma região de águas quentes.


Um comentário:

  1. O termo "barbatana" deve ser usado ao se referir as estruturas encontradas na boca das baleias(cerdas). Tanto em golfinhos quanto em peixes, a estrutura encontrada na parte dorsal do animal chama-se "nadadeira dorsal".

    ResponderExcluir