terça-feira, 18 de outubro de 2011

Filhote semi-albino de baleia Franca é visto em Itapirubá


Os pesquisadores do projeto Baleia Franca foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira ao avistar um filhote semi-albino de baleia Franca na Praia de Itapirubá Sul. 


O gerente de campo do projeto, Rodrigo de Rose da Silva, acredita que o filhote tenha nascido há poucas semanas em águas catarinenses, em razão do tamanho e da coloração. Conforme Silva, o nascimento destes filhotes são raros devido a baixa probabilidade de combinação genética fundamental para proporcionar esta característica ao indivíduo. O registro deixou os pesquisadores animados. “Esse é o primeiro filhote nascido este ano que vimos nesta temporada, mas registramos indivíduos juvenis durante o sobrevoo, o que demonstra que o registro destes casos vem aumentando em águas brasileiras nas últimas temporadas”, disse Rodrigo. 


Segundo a Diretora de Pesquisa , Karina Groch, no sobrevoo realizado no início de setembro foram avistados 3 juvenis semi-albinos, nascidos em outros anos e com a coloração do corpo já acinzentada. 
Além do filhote acompanhado da mãe, em poucas horas de monitoramento entre as praias de Ibiraquera, em Imbituba, e Itapirubá Sul, em Laguna, foi possível registrar ao menos 26 baleias francas, 12 pares de fêmeas acompanhadas de seus filhotes e outros dois animais adultos sozinhos.Os pesquisadores do projeto Baleia Franca foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira ao avistar um filhote semi-albino de baleia Franca na Praia de Itapirubá Sul. 


O gerente de campo do projeto, Rodrigo de Rose da Silva, acredita que o filhote tenha nascido há poucas semanas em águas catarinenses, em razão do tamanho e da coloração. Conforme Silva, o nascimento destes filhotes são raros devido a baixa probabilidade de combinação genética fundamental para proporcionar esta
característica ao indivíduo. O registro deixou os pesquisadores animados. “Esse é o primeiro filhote nascido este ano que vimos nesta temporada, mas registramos indivíduos juvenis durante o sobrevoo, o que demonstra que o registro destes casos vem aumentando em águas brasileiras nas últimas temporadas”, disse Rodrigo. 


Segundo a Diretora de Pesquisa , Karina Groch, no sobrevoo realizado no início de setembro foram avistados 3 juvenis semi-albinos, nascidos em outros anos e com a coloração do corpo já acinzentada. 
Além do filhote acompanhado da mãe, em poucas horas de monitoramento entre as praias de Ibiraquera, em Imbituba, e Itapirubá Sul, em Laguna, foi possível registrar ao menos 26 baleias francas, 12 pares de fêmeas acompanhadas de seus filhotes e outros dois animais adultos sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário