terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pesquisadores descobrem nova espécie de golfinho na Austrália


Pesquisadores anunciaram a descoberta na Austrália de uma nova espécie de golfinho. Até então, a população de cerca 150 indivíduos que vivia próximo a Melbourne era considerada como Bottlenose dolphins. Porém, exames de DNA e a análise de crânios permitiram a nova classificação, Tursiops australis, cuja descrição foi publicada na página da internet da revista "PLoS One".
Kate Charlton-Robb, da universidade Monash, em Melbourne, e sua equipe foram a vários museus para estudar os crânios dos golfinhos. Isso foi fundamental para mostrar que a nova espécie é claramente um animal diferente. Análises de DNA, porém, já indicavam diferenças entre espécies conhecidas e a nova (Tursiops australis).
- É inacreditável e fascinante descobrir que temos somente três novas espécies de golfinhos formalmente descritas e reconhecidas desde os anos 1800 - disse Kate.
A pesquisadora afirmou, ainda, que chama a atenção o fato da nova espécie viver muito perto dos pesquisadores, com populações residentes na baía de Port Phillip e nos lagos Gippsland, no estado de Victoria. Ela espera que mecanismos de proteção do novo golfinho sejam criados após a sua descoberta:
- É fundamental a proteção dessa nova espécie sobretudo pelo endemismo em uma pequena região do mundo, na qual apenas duas populações são conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário