quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Rússia suspende socorro a baleias presas no gelo



No meio de dezembro, a ANDA noticiou o caso das baleias beluga que ficaram presas no gelo, na Rússia. Infelizmente, passado quase um mês, o desfecho do caso não é animador. As cem baleias estão à própria sorte, segundo informações do jornal italiano La Stampa.
Em dezembro, cem baleias ficaram presas em uma formação de gelo no mar de Bering, sem a possibilidade de encontrar uma saída. As autoridades da região de Cukokta (extremo nordeste russo) apelaram ao governo central de Moscou que fosse enviado um navio quebra-gelo para que assim fosse criado um canal que permitiria às baleias que alcançassem o mar aberto.
Um caso similar aconteceu em 1986, mas a operação foi bem-sucedida. Neste caso, o navio quebra-gelo que ia em direção ao socorro das baleias precisou desistir da operação devido às más condições meteorológicas. A embarcação voltou então ao porto de Petropavlovsk-Kamchatsky.
“Se as condições meteorológicas melhorarem, a operação de salvamento poderá ser retomada”, disse Lubomir Mukha, representante do governo russo.
Agora as baleias beluga deverão lutar contra dois problemas: encontrar espaço para respirar e para buscar alimento. Com a queda da temperatura, o espaço onde os animais estão presos tenderá a diminuir e, por consequência, será mais difícil que as baleias saiam à superfície para respirar. As baleias desta espécie resistem por no máximo 20 minutos embaixo da água, mas são capazes também de romper camadas de gelo com a própria cabeça.
Menos problemático será o aspecto alimentar: segundo especialistas, no canal Sinyavinsky há alimento suficiente para que elas se mantenham vivas até pelo menos o fim de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário