terça-feira, 12 de abril de 2011

Aves indicam vinda de baleias



Terça-Feira, 12 de Abril de 2011
A chegada de aves migratórias como o piru-piru surpreenderam um grupo de turistas que passeava pelo litoral de Laguna neste fim de semana. É que a presença em grande quantidade deste tipo de ave indica a proximidade do início da temporada de migração também de outros animais, como peixes, pinguins e baleias franca.

Além das aves, os golfinhos da tainha, como são conhecidos os botos que auxiliam os pescadores em Laguna, também foram avistados por integrantes de um grupo de uma operadora de eventos, guiado pelo presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), Enrique Litman. Segundo o presidente, estes são os primeiros sinais de que mais uma temporada de observação de baleias se aproxima. “Primeiro chegam estas aves; em maio, as tainhas; em junho, os pinguins; e em julho, as baleias franca”, explica Litman.

O número de baleias franca avistadas aumenta a cada ano. Em 2009, foram 62 animais e em 2010, 102. “Não dá para prever quantas baleias virão este ano, mas temos observado que há um aumento no número de animais a cada ano, apesar de 2009 ter sido um ano atípico, quando vieram menos baleias. Nossa expectativa para este ano é muito grande”, afirma a bióloga do IBF, Mônica Pontalti.

De acordo com Mônica, as baleias levam, em média, três anos para retornarem ao Litoral catarinense. “Tem uma teoria, mas estamos estudando os dados para confirmá-la, de que leva em média três anos para as baleias retornarem após ganharem o filhote. Isso porque se ela vem para acasalar, depois volta para ganhar o filhote, mas fica um ano acompanhando o bebê e mais um ano para se recuperar. Só então ela volta para se acasalar novamente”, relata a bióloga. Além do Litoral catarinense, muitas baleias franca também migram durante o período de acasalamento e parto para o Litoral da Argentina.

Fonte: Jornal Diário do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário