quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mergulhando com Moby Dick


Estas fantasticas imagens mostram os mergulhadores com snorkels, frente a frente com um dos maiores cetaceos do mundo....os Cachalotes.
Aqui o fotografo e biologo marinho, Arun Madisetti, mostra o lado gentil do cachalote. As fotos foram tiradas em Dominica, no Caribe, aonde Arun vive hoje em dia.
A Comunidade de Dominica é conhecida regionalmente como a  capital do Whale Watching ( observacao de baleias) do Caribe, e cerca de 200 cachalotes são encontrados ao largo da costa, embora sejam difíceis de rastrear.

Os mergulhadores só usam snorkels, porque as bolhas de ar dos tanques de mergulho podem perturbar os belos animais.
Arun disse: Obter imagens de qualquer mamífero marinho seja para a pesquisa ou o prazer é geralmente uma mistura de horas de tédio,  juntamente com momentos inesqueciveis de ação e pura adrenalina.
Às vezes as baleias sobem até o barco para um check,  passam ao lado do barco, e raramente, param e comecam a rolar como se fossem um cachorrinho de 30 toneladas.
Em uma epoca, existiam aproximadamente  um milhao de cachalotes, que foram drasticamente reduzidos em questao de 200 anos, perseguidas pelo seu valorizado oleo branco, encontrado em sua cabeca e usado em velas, cosmeticos, sopas e maquinas de oleo.

O óleo em sua gordura foi utilizado em lubrificantes especializados, lápis, impermeabilização de couro e muitos compostos farmacêuticos. O âmbar, uma substância cerosa encontrada no estômago da baleia também foi usado como fixador para perfumes.

Os cachalotes têm o maior cérebro do mundo animal, e são os maiores animais com dentes.
Mergulham a  profundidades de ate três quilômetros para se alimentarem de lulas gigantes.
O som do clique que eles fazem, é também o mais alto som feito por qualquer animal.
Em 1820, um navio baleeiro americano, o Essex, foi atacado e afundado por uma baleia cachalote, que inspirou Herman Melville a escrever o conto clássico Moby Dick.
                                 Moby Dick









Nenhum comentário:

Postar um comentário