quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jubarte atravessa os mares praticamente em linha reta

Nem as condições do tempo nem as correntes marítimas desviam baleias de sua rota migratória. Segundo estudo, teoria atual não explica precisão.



As baleias jubarte conseguem nadar por milhares de quilômetros praticamente em linha reta, desviando-se menos de um grau, independente das condições do tempo e das correntes oceânicas. A habilidade foi medida por um estudo desenvolvido na Nova Zelândia, que usou satélites para rastrear 16 baleias que migravam rumo ao Norte a partir do Atlântico e Pacífico sul. Para pesquisadores, nenhuma teoria conhecida pode explicar a precisão dos animais.
Os cientistas acreditam que a maior parte dos animais que viajam longas distâncias se orienta usando uma espécie de bússola biológica baseada ou no campo magnético da Terra ou na posição do Sol. Mas a equipe do pesquisador Travis Horton, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, afirma que nenhum dos métodos explica o caso da baleia jubarte. O trabalho foi publicado no periódico inglês Biology Letters.
"Parece improvável que apenas a orientação magnética e solar possa explicar a precisão no caminho dessas baleias", disseram os pesquisadores em um comunicado. "A forma de navegar desses animais pode nos ajudar a explorar mecanismos alternativos de orientação migratória", concluíram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário