terça-feira, 17 de julho de 2012

Bebê baleia aparece morto em praia de Búzios


17/07/2012
 Um filhote de baleia da espécie Jubarte medindo cerca de dois metros e meio, apareceu morto na manha desta segunda feira, dia 16, na Praia do Canto, em Búzios( RJ).

RIO - Um filhote de baleia jubarte já morto encalhou, na manhã desta segunda-feira, na Praia do Canto, em Búzios, na Região dos Lagos. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Miguel Saad, o animal deve ter morrido há aproximadamente cinco dias, por conta do avançado estado de putrefação, e sido levado para a costa pela correnteza.
Enquanto Adriana acionava uma equipe do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (Gemmlagos), no entanto, o animal sumiu da areia. Ela supõe que a maré tenha carregado a baleia de volta para o mar, ou pescadores o tenham feito, por conta do mau-cheiro.
— Os especialistas do grupo se interessam em estudar o esqueleto desses animais. O procedimento seria enterrar o filhote na areia para depois retirar a ossada. Mas quando chegaram, o animal já não estava lá. Provavelmente, voltará a encalhar em outra praia — disse Adriana.
Segundo a secretária, nesta época do ano, baleias jubarte costumam migrar para a região de Abrolhos, onde se reproduzem. É possível que o filhote tenha se perdido do grupo no trajeto e morrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário