segunda-feira, 16 de julho de 2012

Um espetáculo único no mar!

A temporada de avistagens começou oficialmente neste fim de semana e não deixou nada a desejar aos visitantes.


Imbituba
 
Que somos uma região privilegiada no quesito natureza ninguém jamais questiona. Mas tem situações que só a vivência é capaz de dar a exata dimensão de sua importância. É dentro deste contexto que se encaixa a avistagem de baleias franca, um espetáculo único que impulsiona o turismo fora da alta temporada de verão em Imbituba e Garopaba.
 
Os primeiros passeios de barco do ano com este propósito, neste fim de semana, foram brindados com um sol radiante. Nem a água gelada do mar  e o frio intenso esfriaram a empolgação dos visitantes. Muitos deles jornalistas em busca das melhores imagens no paradisíaco cenário que serve de berçário para os mamíferos, já que as mamães vêm em busca de águas mais quentes para dar à luz aos bebês.
 
Sábado, seis animais foram avistados, entre eles um filhote. O número é considerado grande para esta época - os picos de aparições são entre agosto e setembro - e indica que a temporada tem tudo para ser uma das melhores dos últimos anos. “É um bom sinal. Os turistas podem vir que as avistagens estão garantidas”, comemora a coordenadora do Instituto Baleia Franca (IBF), a bióloga Mônica Pontalti.
 
No ano passado, foram identificadas em nosso litoral 172 baleias. O recorde foi registrado em 2006, com 194 cetáceos catalogados.
 
Instituto luta pela preservação
O Projeto Baleia Franca foi criado para estudar e proteger os mamíferos e seu habitat. O Instituto Baleia Franca (IBF) foi criado em outubro de 2001 com o principal objetivo de fortalecer as políticas públicas e ambientais voltadas à preservação da espécie, e também buscar o desenvolvimento sustentável por meio da educação ambiental e promoção de melhorias da qualidade de vida das comunidades onde está inserido.
Mais informações podem ser obtidas no site www.baleiafranca.org.br ou pelos telefones 3255-2922, 9963-1122 e 9943-8118. Também através destes contatos é possível ajudar na preservação dos estudos e projetos por meio de contribuições ao IBF.
 
Os passeios
Em 2011, os passeios de barcos para avistagem de baleias foram feitos por quase dois mil turistas. O serviço é oferecido por duas empresas em Garopaba e uma em Imbituba, varia de R$ 40,00 a R$ 90,00 por pessoa, conforme os dias e a demanda. 
E a temporada das baleias franca não fica restrita ao mar. Em terra, os turistas têm muitas opções para observar os animais de julho a novembro.  Nas praias de Itapirubá, da Vila e Ribanceira, em Imbituba, de preferência com o uso de binóculos, é possível ver mães e filhotes nadando e saltando para fora da água. A franca é uma espécie muito dócil e costuma chegar bem perto da costa na época da reprodução. 
É nesta época do ano também que a região recebe visitantes em busca de atrativos como gastronomia inigualável, trilhas ecológicas, cavalgadas, pousadas e hotéis conhecidos internacionalmente e o principal, muita hospitalidade!
 
Ciclo natural
Ao acabar o verão, as baleias franca deixam as áreas de alimentação nas latitudes mais frias e buscam as regiões costeiras onde se concentram para o acasalamento, a parição e amamentação dos filhotes nascidos no ano subsequente à fecundação. A maturidade sexual é alcançada aproximadamente aos 6-7 anos e estima-se que a fêmea tenha o seu primeiro filhote aos 8-9 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário