sábado, 14 de julho de 2012

Nasceu mais um golfinho-roaz na família do Zoomarine


12.07.2012
É filho de pai sueco e de mãe algarvia, nasceu há duas semanas com uns 12 ou 13 quilos e tem apenas 90 centímetros. A nova atracção do Zoomarine, no Algarve, é um golfinho-bebé, filho do Dino e da Xinana. É o segundo nascimento no parque zoológico em menos de um mês.
É um golfinho-roaz, nasceu a 1 de Julho e não faz mais que nadar e mamar. Junta-se ao leão-marinho bebé que nasceu em meados de Junho, baptizado de Pancho, e que ainda está a dar os primeiros passos de barbatana.

“Nas primeiras horas custou-lhe [ao golfinho] aprender a mamar sozinho”, diz o director de Ciência e Educação do parque aquático de Albufeira, Élio Vicente. O golfinho dedica-se a explorar o meio ambiente – entenda-se, o tanque gigante - em que está com a mãe. É assim que ocupa o tempo, até porque os golfinhos não dormem (se dormissem afogavam-se, porque precisam de ir à superfície para respirar).

Após um período de gestação superior ao dos humanos, de 52 a 53 semanas, e do parto que demorou apenas 48 minutos, o golfinho macho terá agora um período de amamentação que pode ser de poucas semanas ou de mais de um ano.

"A partir dos quatro ou seis meses, vai começar por "petiscar" pequenos pedaços de peixe ou de lula que a mãe, deliberadamente ou não, deixa cair", descreve Élio Vicente. E depois acabará por se tornar autónomo e comer apenas peixe.

Em princípio, por volta dos três anos o bebé será "corrido" pela Xinana, que poderá voltar a engravidar e vai tentar afastar a cria. Nessa altura, o golfinho será transferido para uma enseada que existe no parque e vai juntar-se aos restantes golfinhos juvenis que formam o grupo dos "solteirões", actualmente com cerca de oito exemplares. No total, o parque tem perto de 20 golfinhos.

Entretanto, é preciso dar um nome ao "bebé da Xinana", como é chamado. As propostas podem ser apresentadas na página do Facebook do Zoomarine - tal como aconteceu para dar nome ao Pancho – até às 23h59 de segunda-feira e depois serão sujeitas a votação.

O autor do nome vencedor terá direito a um convite duplo para o parque zoológico e uma visita aos bastidores para conhecer o novo membro da família do Zoomarine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário