quarta-feira, 18 de julho de 2012

Projeto Baleia Franca realiza treinamento para novos voluntários


18/7/2012 11:54:00
Os voluntários procuram agregar conhecimento para suas profissões, ficando de julho a novembro trabalhando no projeto



A Temporada da Baleia Franca 2012 já teve início na última sexta-feira (13) e com isso o Projeto Baleia Franca (PBF) recebe seus novos voluntários, que permanecerão de julho a novembro realizando pesquisas de observação, monitoramento, estudo de campo, uso de habitat e distribuição das baleias.

O Programa de Voluntariado funciona durante todo o período reprodutivo das baleias francas, direcionado especialmente para estudantes de biologia, oceanografia, veterinária, entre outras áreas. Na temporada 2012, foram aceitos também recém-formados. Nesta segunda-feira (16) um treinamento para os estagiários que trabalharão na temporada 2012 foi realizado. 
O treinamento contou com a palestra do historiador Fernando Bittencourt, que apresentou uma retrospectiva das Armações Baleeiras no Brasil. Segundo ele, a extração do óleo das baleias era como o uso do petróleo hoje em dia. “O consumo da carne nunca foi o objetivo das capturas de baleias. Elas foram dizimadas por causa da espessa camada de gordura que reveste o corpo. Derretido, o óleo era destinado à iluminação e lubrificação. As barbatanas eram vendidas para fabricação de espartilhos e utilizadas como liga na produção de argamassas para igrejas e fortalezas”, relata Fernando.
De acordo com Karina Groch, diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, os novos voluntários também auxiliarão no atendimento aos visitantes no Museu da Baleia Franca, localizado na Praia do Porto. “o museu é instalado no prédio histórico denominado “Barracão Manoel Rosa” em homenagem a um dos últimos baleeiros de Imbituba e promotor ativo da educação pública sobre a história da caça e a conservação das baleias francas”, disse Karina.

No último ano, foram avistados 173 mamíferos. Fernando Bittencourt fala que em uma única safra, já foram caçadas cerca de 800 baleias, mostrando como o número de mamíferos ainda é muito inferior, e como é necessária sua preservação.  O Museu da Baleia Franca atende de Terça a Sexta-feira das 13:00 às 18:00 horas e Sábado e Domingo das 9:00 ao meio dia e das 13:00 às 18:00 horas.
 

Um comentário: