terça-feira, 12 de outubro de 2010

Baleia Azul grávida morta em colisao com navio

Uma baleia Azul grávida, apareceu na praia de San Mateo County, California, e parece que morreu depois de uma colisão com um grande navio.
Cientistas fizeram os primeiros exames na baleia de 75 toneladas, e encontraram hemorragia interna e pelo menos tres vertebras fraturadas. Pelo tamanho enorme da baleia ela foi atingida por um navio muito grande.
A baleia estava gravida de 8 meses quando morreu, e o filhote saiu apos a morte da mae. Apos a batida da mae com o navio, o bebe foi expelido, junto com partes do intestino e estomago.
Dave Casper, um veterinario do laboratorio de Long Marine, disse que a baleia era uma baleia azul do norte do Pacifico e provavelmente estava a caminho do mar de Cortez para dar a luz ao filhote em alumas semanas.



                                           fotos: Shmuel Thaler

2 comentários:

  1. Nossa, é muito triste ver imagens assim. Ainda mais grávida, levando em consideração que é uma gestação muito demorada de uma espécie que já tem muitas dificuldades em sair do limite da ameaça de extinção.

    Sei que no Brasil pesquisadores estão mapeando as rotas usadas pelas baleias na costa brasileira para orientar navios e embarcações por caminhos alternativos. Será que os demais países de costas fequentadas por elas não tem essa preocupação?

    Imagino também a "enorme" preocupação do navio em evitar o acidente!

    Gostei muito do seu blog!
    Continue assim que está ótimo!

    Abraço,
    Joana.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Joana.
    É realmente lamentável um fato como este. Claro q nem sempre podemos evitar. Mas, preferiria q fosse bem diferente! Não sei se de fato, houve alguma tentativa de evitar a colisão com a Baleia. Contudo, espero q tenham mais cautela e amor para com estes lindos, imensos e adoráveis mamíferos. Porque merecem todo o nosso respeito e carinho. Amo-os demais, todos os cetáceos. Aliás, amo a biodiversidade de nosso imenso planeta.

    Parabéns pelo seu blog.
    Será q pode me add no Orkut?
    Linda! adverte: a vida não é uma competição.

    Claro q no tocante aos mamíferos, marinhos e terrestres, a hitória é bem diferente. Trata-se da Lei do mais forte. Coisas da natureza...

    Abraços,
    Misty.

    ResponderExcluir