sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sea Shepherd Brasil se mobiliza em Florianópolis contra o estaleiro de Eike Batista


Projeto de empresário ameaça vida marinha, econômica e social da região

Sob risco de sofrer graves danos ambientais, sociais e econômicos, a praia de Jurerê Internacional, na baía norte de Florianópolis (SC), será alvo de ação do Instituto Sea Shepherd Brasil e outras entidades no próximo sábado, dia 9 de outubro, às 10h. O ato pacífico irá alertar a população para a ameaça representada pela intenção do empresário Eike Batista, dono da OSX, que pretende construir um estaleiro no município de Biguaçu, na mesma região de Jurerê. O projeto de Eike já recebeu parecer negativo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente. As conclusões do parecer e de especialistas apontam que o empreendimento irá prejudicar a vida marinha da região, a pesca artesanal que garante o sustento de centenas de famílias e modificará drasticamente o habitat de animais como boto cinza, mero, biguá, tartarugas marinhas, lontras, baleias francas e jacarés de papo amarelo.
Batizado de Operação Biguá Sujo Não!, o ato pacífico terá a participação de centenas de pessoas contrárias à construção do estaleiro e uma frota de cerca de 50 embarcações. Os barcos, que irão zarpar de Biguaçu, navegarão com a bandeira pirata da Sea Shepherd desfraldada nos mastros. A ação ocorre durante todo o dia de sábado. Na praia de Jurerê, estarão presentes Embaixadores do Mar como Karol Meyer, campeã mundial de mergulho em apnéia, moradora da região e defensora do meio ambiente, e Erick Wilson, artista plástico do Oceano Art. Wilson, conhecido por grandes pinturas da vida marinha, irá produzir em Jurerê uma tela gigante retratando a vida marinha ameaçada pelos interesses de Eike Batista e da OSX.Durante a ação, as pessoas presentes serão convidadas a fincar bandeiras de Sea Shepherd nas areias de Jurerê, simulando um cemitério junto à orla. A representação pretende alertar para o que, de fato, poderá se transformar um dos mais belos cenários de Florianópolis se o estaleiro for implantado na região: uma área sem vida e miserável. Além de ser um dos mais importantes destinos turísticos do país, a região abriga uma reserva biológica, uma reserva ecológica e uma área de proteção ambiental.

O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) - Guardiões do Mar - integra a Sea Shepherd Conservation Society (SSCS), a primeira ONG de proteção dos mares. Atualmente, a Sea Shepherd é considerada a ONG mais ativista do mundo e conta com a participação efetiva de milhares de voluntários em todo o mundo.

Mais informações com: Hugo Malagoli, 51-3251-4626; 
hugo@seashepherd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário