domingo, 17 de outubro de 2010

Orca é encontrada em estado de decomposição em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina

Um golfinho Orca foi encontrado morto em avançado estado de decomposição na manhã desta quinta-feira( 14/10), em Balneário Rincão, em Içara, no Sul de Santa Catarina.

O animal de cerca de cinco metros e uma tonelada deve ser retirado do local na manhã de sexta-feira. Possivelmente, a área do desencalhe será isolada.

Biológos da unidade de zoologia da Universidade Do Extremo Sul Catarinense (UNESC) estiveram no Balneário durante a tarde para avaliar a situação e definir os procedimentos que serão feitos na sexta-feira.

Com auxílio de uma retroescavadeira, mostras de órgãos do animal serão retiradas para estudo e o esqueleto será levado para a Unesc, segundo o biólogo Rodrigo Ribeiro Freitas. A área onde serão enterrados os restos da matéria orgânica ainda não foi definido.

— O laudo sobre as causas da morte só deve ser divulgadas após avaliação. A orca não tinha nenhum ferimento aparente, mas já estava com a pele bastante degrada. Ela deve ter morrido em alto mar há 15 ou 20 dias e pode ter sido arrastada pela maré para o Litoral.

Freitas esclarece que apesar do animal estar associado ao filme Orca, A baleia assassina, a espécie é da família dos golfinhos, ou Delphinidae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário