quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mais de cem baleias-francas são vistas no litoral do Sul em setembro

Censo tem como objetivo catalogar e analisar a distribuição da espécie
15/09/2010


Paulo Flores, ICMBio/Projeto Baleia Franca
Projeto Baleia Franca registrou 102 baleias-francas em águas brasileiras

Pesquisadores avistaram 102 baleias-francas em águas brasileiras nesta quarta-feira (15), durante um voo de monitoramento que faz parte do censo da espécie. O projeto tem como objetivo catalogar e analisar a distribuição desse tipo de baleia no litoral entre Xangri-Lá (RS) e Florianópolis (SC), com destaque para a concentração de animais marinhos na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca, que se estende do Balneário Rincão (SC) ao sul da capital catarinense. 

O voo, o segundo desta temporada, registrou 72 fêmeas com filhotes, além de outros 30 animais adultos. A atividade de monitoramento aéreo do Projeto Baleia Franca foi acompanhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 

A diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, disse que setembro é o mês com mais registros da espécie na região.

- Isto porque tanto as baleias que chegaram no início da temporada, em julho, quanto as que vieram um pouco mais tarde, estão presentes em nosso litoral. A partir de outubro, elas começam sua viagem de volta às águas geladas do polo sul, onde ficam as áreas de alimentação.

O diferencial deste ano, conforme a bióloga, foi o grande número de baleias vistas entre Jaguaruna e Laguna, praias do litoral sul de Santa Catarina. Outro destaque foi a quantidade de baleias manchadas avistadas durante o vôo dos pesquisadores.

- Foram dois semialbinos adultos e seis baleias com manchas brancas e cinzas no dorso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário