domingo, 17 de outubro de 2010

A matança à baleias continua…




A decisão de volta a caça a baleias ficou adiada por mais um ano por uma falta de consenso entre os países participantes da 67º reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), realizada entre os dias 21 e 25 de junho, em Agadir, Marrocos.
A proposta, que defendia o fim da moratória que já dura 24 anos, foi apoiada pelo presidente da CIB, Cristián Maquieira, mas parou diante de uma falta de consenso geral. O texto descrevia que o abate dos grandes cetáceos seria permitido ao longo da próxima década, embora com cotas de captura menores do que as praticadas hoje. Nações baleeiras, além disso, teriam de se submeter ao monitoramento internacional de suas atividades.
O que ficou aprovado foi uma cota de caça de nove baleias jubartepor ano para a Groenlândia nos próximos três anos. Em contrapartida, foi reduzida a cota de caça de baleias da espécie fin, durante o mesmo período, de 19 baleias para 16.
É a primeira permissão para caça da baleia jubarte desde 1986, inicio da moratória. O país ameaçava deixar a CIB se sua demanda não fosse atendida, alegando se tratar de questão de sobrevivência.
A posição do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e outros países latino-americanos é conservacionista, mantendo a moratória.
O Japão, principal país baleeiro, argumentou que os membros da comissão deveriam “respeitar os dados levantados pelo comitê científico da CIB” os quais “tornavam possível a atividade baleeira sustentável”.
Os países que apóiam a volta à caça a baleias argumentaram que o uso das baleias era uma questão de segurança alimentar e desenvolvimento econômico para nações pobres, como países-ilhas do Caribe e do Pacífico.
Texto retirado do blog Eco4Planeta.
Sem sombra de dúvida uma grande tristeza receber esta notícia. Me pergunto até quando teremos e permitiremos uma matança inconcebível como esta.  Até quando permitiremos, vendo de camarote,  a destruição do nosso planeta?

18 comentários:

  1. Isso é um tremendo, absurdo!!!
    E, não há nada q possamos fazer? Q-espécie de seres humanos iracionais, elaboram estas leis e quem as torna Legais? E, por que? Apenas para o seu bel-prazer?

    Com certeza, haverão de pagar bem caro, por isso.

    Estou indignada!
    Basta de crueldade, de pessoas insanas...basta!

    Até mais.
    Linda.

    ResponderExcluir
  2. vocês não deviam matar as baleias as orcas e os golfinhos.so estao a meter as baleias as orcase os golfinhos em via de instinção

    ResponderExcluir
  3. vocês so estao a piorar a natureza.nao parecem humanos,parecem animais irracionais.voces mataram uma baleia azul gravida, coisa que nao deviam ter feito.voces so têm crueldade nesse coraçao.

    ResponderExcluir
  4. sou revoltada com a matança de baleias e a musica de rpberto carlos "as baleias" me deixa ainda mais revoltada, são seres lindos que merecem nosso respeito.

    ResponderExcluir
  5. odeioo seus trocha essa matança de baleia

    ResponderExcluir
  6. EU MATAVA ESSAS PESSOAS QUE FAZIAM

    ResponderExcluir
  7. gosto muito de animais e penso em me torna veterinario ; isso que eles fazem com as baleias nao e de deus. Nao so com as baleias mas tambem outro animais.

    ResponderExcluir
  8. Isso tudo por falta de controle dos órgãos competentes,como fiscalização dos ministérios da pesca,sendo que não acontece só la fora em outros países,acontece também aqui no brasil e muito com a criminalidade de peixes de varias espécies em alto mar e costa principalmente no rio grande do sul e santa catarina,geralmente em vários tipos de pescas, (arrastões, redes de espera,traineiras de cerco e de varas pela matança de isca viva desordenada sem controle),então temos que se preocupar também com a pesca no brasil que cada ano que passa,está ficando muito e muito pobre e varias espécies em extinção e os nossos pescadores sejam mais reconhecidos pelos competentes também que merecem,porque trazem o pescado as nossas mesas com muito sacrifício e dificuldade na vida...
    Obrigado por este espaço,desabafo e que alguém seja quem for leia, reflita, pense e, critique, elogie, lamente ou apóie o meu pensar ou o pensar da destruição e desordem.Obrigado!!!
    Também sou pescador alto mar e dependo dela para o sustento de minha família assim como outros necessitam de sua profissão para sobreviver.

    ResponderExcluir
  9. acho que nao deviam fazer isso as baleias e mamiferos e assim matam o nosso planeta

    ResponderExcluir
  10. estou farta que isso aconteça eu matava quem tocasse num mamifero para matar!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Da vontade de matar todos os humanos que fazem isso com os bixos isso é uma falta de respeito ta vontade de pega e fazer com ele o mesmo que fez com a baleia

    <>_<>

    ResponderExcluir
  12. O que eles querem com baleias mortas?

    ResponderExcluir
  13. amo te montao as baleias e tudo do mar adoraria trabalhar em uma ong que defende baleias espero que todos que gostam delas lutem para que essas lindas possam viver

    ResponderExcluir
  14. não acredito nisso !
    eles não podem fazer isso com as baleias.
    que odio!!!!!

    ResponderExcluir
  15. BALEIAS NÃO SÃO PARA MATAR E SIN POQUE A MÃE NATURE CRIOU ESSA BELEZURA PARA SER ADIMIRADA

    ResponderExcluir
  16. como podem fazer isso com as baleias!!!!isso é completamente absurdo!!!!!!!eu amo muito os animais,eles fazem parte da natureza!!pra quem não sabe disso estou falando agora pra vc!!
    - parem de matar os animais!!!daqui a pouqo todos os animais estaram em extinção e não averar mais animais maravilhosos no nosso planeta!como estão acabando com a natureza também estão acabando com os animais com a baleia!!!a baleia é um animal muito bonito e grande.quase não existe mais animais grande com a baleia por ai e estão acabando com as grande as baleias na maioria é pequena !!!parece que o ser humano gosta de ver sangue!!!!!!!!!
    isso é pra vcs que gostam de matar animais e comer muita carne!!!!

    ResponderExcluir
  17. como é que eles tem coragem?meu deus essas pessoas que majugam as baleias e os animais deveriam ter um fim bem ruim e 1000 vezes mais violento X(

    ResponderExcluir
  18. Lamento ter q viver num mundo onde habita a covardia e o descaso.Daria tudo pra nao ser chamado de ser humano,pois de humano nao temos mais nada.

    ResponderExcluir