terça-feira, 12 de outubro de 2010

Baleia Jubarte chega morta em Mongaguá

De A Tribuna On-line


Uma baleia da espécie Jubarte de cerca de  14 metros de comprimento foi encontrada morta na praia do Balneário Itaóca, em Mongaguá, na noite deste domingo. 

Nesta segunda, funcionários da Prefeitura recolheram o animal, que estava em estágio avançado de decomposição. Desde junho, esta é a quinta baleia Jubarte que chega morta à região.

As imagens da baleia foram flagradas pela internauta Valéria Mariana Silva Silveira Rodrigues, que mora nas proximidades de onde o animal foi encontrado. Segundo ela, o cheiro exalado pelo corpo era insuportável. “Estava tão forte que eu passei mal”.

Moradora do Balneário Itaóca, Aline Vieira dos Santo, contou que o animal apareceu por volta das 21 horas. “Muita gente parou para ver”.

No último dia 30 de setembro, uma baleia da espécie Jubarte, com cerca de 14 metros, encalhou embaixo da plataforma de pesca de Agenor de Campos. No dia seguinte, integrantes do Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar) estiveram no local e constataram que o animal já estava morto havia dias. 

Andrea Maranho explicou que a época atual é de migração desses mamíferos, que passam pela costa com destino a Abrolhos, na Bahia. No entanto, alertou que a quantidade de baleias encalhando na Baixada Santista está acima do normal.

O fenômeno vem sendo registrado em toda a costa brasileira, principalmente na Bahia e Espírito Santo, “mas não é possível afirmar o que está causando a morte”. 
Este ano já registra um recorde de encalhe de baleias jubarte no litoral brasileiro, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ). 

Dos 73 encalhes registrados no litoral do País, 66 ocorrências são da espécie jubarte. Esse número é cerca de 60% maior do que o registrado em 2007, ano em que ocorreram 41 encalhes da espécie, e era recorde até então. Em 2009, foram registrados 30 encalhes da espécie. 

                                 fotos: Valéria Mariana Silva Silveira Rodrigues

Um comentário: