quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae)


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Familia: Balaenopteridae
Genero: Megaptera Gray, 1846
Especie: Megaptera novaeangliae









As baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae) são mamíferos marinhos pertencentes a ordem cetacea, sub-ordem mysticeti, família balenopteride.



Esta espécie é facilmente identificada graças a alguns sinais como: a cabeça e a mandibula coberta com algumas protuberâncias características da espécie chamada de tubérculos cefálicos, ou dérmicos, que na realidade são folículos pilosos. A cauda, assim como outras partes do corpo, apresenta manchas pretas e brancas e também algumas ondulações que irão ajudar na identificação do indivíduo. Cada barbatana peitoral pode alcançar até um terço do comprimento do corpo.

Em relação ao comportamento social das jubartes elas costumam viver solitárias formandos pequenos grupos durante algumas horas, os agrupamentos são mais estáveis no verão quando vão se ajudar para fins alimentáres apresentando um comportamento hepimelético.

O cortejo sexual é realizado durante o período do inverno, a competição pela parceira é geralmente intensa, quando os grupos de machos de dois até vinte exemplares reúnem-se ao redor de uma fêmea para realizar exibições variadas. Supõe-se que o canto das baleias participe também do ato de cortejo, mas não está claro se o propósito é a identificação entre os machos ou um chamado para o ato sexual em si (ou ambas).

As jubartes se alimentam de krill, copépodes (crustáceos) e peixes em cardumes. Apresentam vários repertórios de métodos alimentícios porém a mais original da espécie é a de borbulha de ar onde várias baleias formam um grupo, cercam o cardume por baixo e soltam o ar dos seus pulmões formando uma rede de bolhas que forçam o cardume a se concentrar e subir para a superfície, depois disso as baleias sobem com a boca aberta tragando milhares de peixe de uma única vez.

Esta espécie é conhecida pelos seus longos e complexos cantos musicais, as baleias somente cantam durante o período de acasalamento, por isso supõe-se que as canções tenham por finalidade atrair parceiros.
 Emitem, durante horas (ou até dias), padrões de notas graves que variam de amplitude e freqüência, repetindo seqüências de forma coerente e organizada. As baleias somente cantam durante o período de acasalamento, por isso supõe-se que as canções tenham por finalidade atrair parceiros.
Um fato interessante é que a canção, própria de cada baleia, evolui lentamente durante sua vida e nunca volta a uma seqüência de notas já cantada, mesmo anos depois.


Podem ser encontradas em todos os oceanos entre as latitudes 60ºS e 65ºN. É uma espécie migratória que passa os verões nas águas frias de latitudes mais altas e que se reproduz em climas tropicais ou subtropicais. Percorrem distâncias de mais de 25.000 km ao ano, sendo recordistas entre os mamíferos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário